"população total de Brasília: 2.588.372, existem 8 equipes saúde bucal implantadas( equivale a 2,2% da população coberta) mas o teto para que 100% da população tenha cobertura de saúde bucal seria a implantação de 1066 equipes"
Coordenaçao Nacional de Saúde Bucal
O centro de especialidade odontológica-CEO, é um projeto do governo federal que visa o aprimoramento do atendimento odontológico nos grandes e pequenos centros. O seu intuito é de amparar as pessoas que necessitam de atenção especializada em variados casos odontológicos.
O ministério da saúde diz que:
" Os centros de especialidades odontológicas (CEO) são
estabelecimentos de saúde cadastrados no
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de
Saúde-CNES, classificados como tipo clínica
especializada\ambulatório de especialidade,
com serviço especializado de odontologia
para atendimento gratuito a população.
Como todo projeto do governo encontramos problemas, tais como: Atraso de verbas, poucas unidades, falta de material, pouca estrutura, falta de mão-de-obra,entre outros...
Visamos então os privilégios de ter uma unidade do CEO em nossos destritos. Privilégios como fazer um tratamento de canal com um endodontista(dentista especializado neste tipo de tratamento), caso não houvesse este projeto, os cidadãos teriam por obrigatoriedade do serviço público fazer este procedimento com um cirurgião-dentista(clínico geral) ou seja não especializado.
Antes o atendimento especializado era restrito às pessoas que financeiramente tinham condições de pagar um tratamento. Graças ao CEO, hoje as pessoas carentes tem acesso à ortodontia, endodontia, dentística, e outra série de especialidades.
Sabemos dos problemas enfrentados, mas entramos em um conflito social. É melhor adaptarmos aos problemas que infelizmente iremos encontrar, porém temos acesso ao atendimento especial ou então não termos este acesso e submeter a tratamentos não especializados.
FONTES:http:\\www.saude.gov.br\bucal
http://www.portal/saude.com.br
http://www.saude/gov.com.br
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário